Além de nutrir, os alimentos também têm uma importante função: ajudar a combater a ansiedade. De acordo com a nutricionista Marselle Souza Dettogni, há comidas que são capazes de elevar a produção de serotonina – o chamado hormônio da felicidade -, e assim reduzir a ansiedade.
Triptofano, Magnésio e Vitaminas do Complexo B são todos nutrientes aliados nessa luta. “O triptofano é um aminoácido e pode ser encontrado no leite, ovos, carne, batata, banana, abacaxi e frutas secas em geral. Já o magnésio, um mineral, melhora a atividade do cérebro e diminui o estresse. Encontramos no espinafre, banana, aveia linhaça, beterraba, etc”, explicou a nutricionista.
As Vitaminas do Complexo B favorecem a produção de serotonina. “Destaco, principalmente, a B6, a B12 e o ácido fólico. Elas podem ser encontradas na aveia, grãos integrais, espinafre, couve, brócolis, banana, etc”, acrescentou Marselle Dettogni.
Segundo a nutricionista, quem precisa lidar com a ansiedade tende a buscar conforto na comida. Com isso, há pessoas que passam a comer de forma até exagerada. “Em momentos de crise é mais comum a opção por comidas mais calóricas e gordurosas. Esse tipo de alimento remete as sensações de satisfação para compensar a apreensão que é sentida naquele momento”, detalhou a especialista.